JOSYE ALVES SILVINO
Psicóloga Clínica – CRP 06/51346-0
“Sete idéias
do best-seller Simplifique sua vida,
dos alemães Werner Küstenmacher e Lothar Seiwert, para você dar uma
negativa sem perder a pose”.
1. Reconheça a importância do pedido.
Sempre reforce
o valor do que estão lhe pedindo. Mas depois, segundo os autores, deixe bem
claro que, no momento, você está ocupado com outras atividades. Por isso,
infelizmente, será obrigado a dizer “não” há proposta.
2. Elogie o outro.
Ao receber um
pedido, faça elogios à outra pessoa, para fortalecer sua relação com ela.
Assim, se for o caso de dizer “não”, você dá uma introdução mais suave para a
sua negativa.
3. Deixe claro que a recusa tem a ver com
você e não com a outra pessoa.
As pessoas
aceitam melhor uma recusa quando ela se baseia em valores. Frases desse tipo
podem ajudá-lo a sair da saia-justa: “Minha família é prioridade para mim.
Infelizmente, não poderei fazer o que você está me pedindo, porque isso vai
implicar ficar menos tempo com eles”.
4. Não diga que não tem vontade de fazer
determinada coisa.
Colocar sua
recusa nesses termos só serve para deixar o outro chateado. Melhor dizer:
“nesta data não é possível” ou “vai ser difícil fazer isso agora”.
5. Não leia nas entrelinhas.
Ater-se ao que
lhe foi dito é a melhor maneira de dar uma recusa, principalmente no caso de
pedidos indiretos. Por isso, não interprete o que o outro está lhe dizendo. Se
alguém fala que está sem dinheiro e suas contas estão no vermelho, não
interprete como um pedido de empréstimo. Pode até ser, mas o que você deve
fazer é responder, apenas, deixando clara sua compreensão emocional do
problema.
6. Seja direto.
Muitas vezes,
dizer “não” sem pensar duas vezes é o melhor jeito de resolver a questão. É o
que costuma fazer o consultor Paul Dinsmore, da Dinsmore Associates,
consultoria especializada em gestão de projetos, quando recebe pedidos que não
tem a ver com sua área de atuação ou interesse pessoal. “Com toda a educação,
mas sem enrolar, recomendo que a pessoa procure um expert na área, porque não
tenho informações sobre o assunto”, diz.
7. Peça um tempo para pensar.
Nada melhor do
que pensar bem antes de dizer que uma tarefa não lhe cabe. Assim, você fala
sobre o assunto com mais convicção e, o que é mais importante, munido de
argumentos para convencer seu interlocutor.
QUANTO MAIS SIMPLES, MELHOR.
O escritor
alemão Werner Tiki Küstenmacher
acredita que vivemos num mundo cada vez mais complexo. Mesmo assim, seu livro é
otimista e mostra que é possível simplificar o trabalho, os relacionamentos e a
vida. É o que ele explica a seguir na entrevista que concedeu a revista VOCÊ
S/A:
Porque é difícil dizer “não”?
Porque tememos
ferir nosso interlocutor – seja ele quem for. Mas é importantíssimo saber que
todos tem o direito de dizer “não”. O dia só tem 24 horas e quem trabalha sem
parar fica doente.
E porque existe tanta complexidade no mundo
do trabalho?
O e-mail e a
Internet, por exemplo, aceleraram a velocidade de circulação das informações, o
que aumentou o grau de complexidade de nossas tarefas. A globalização também
exige um número maior de pessoas trabalhando em tarefas mais complicadas.
Qual é o maior ladrão de tempo dos
executivos?
O modo como
eles escolhem o que é mais importante entre seus assuntos profissionais e
particulares. Quem se libera do que é supérfluo tem mais tempo para o que é
realmente importante.
Rua Mal. Deodoro, 879 – Sala 316
– Centro – SBC-SP – Tels.: (11) 3424-7104 e (11) 97165-6281
Nenhum comentário:
Postar um comentário