quarta-feira, 3 de setembro de 2014

APRENDA A DIZER NÃO!



JOSYE ALVES SILVINO
Psicóloga Clínica – CRP 06/51346-0

“Sete idéias do best-seller Simplifique sua vida, dos alemães Werner Küstenmacher e Lothar Seiwert, para você dar uma negativa sem perder a pose”.

1. Reconheça a importância do pedido.
Sempre reforce o valor do que estão lhe pedindo. Mas depois, segundo os autores, deixe bem claro que, no momento, você está ocupado com outras atividades. Por isso, infelizmente, será obrigado a dizer “não” há proposta.

2. Elogie o outro.
Ao receber um pedido, faça elogios à outra pessoa, para fortalecer sua relação com ela. Assim, se for o caso de dizer “não”, você dá uma introdução mais suave para a sua negativa.

3. Deixe claro que a recusa tem a ver com você e não com a outra pessoa.
As pessoas aceitam melhor uma recusa quando ela se baseia em valores. Frases desse tipo podem ajudá-lo a sair da saia-justa: “Minha família é prioridade para mim. Infelizmente, não poderei fazer o que você está me pedindo, porque isso vai implicar ficar menos tempo com eles”.

4. Não diga que não tem vontade de fazer determinada coisa.
Colocar sua recusa nesses termos só serve para deixar o outro chateado. Melhor dizer: “nesta data não é possível” ou “vai ser difícil fazer isso agora”.

5. Não leia nas entrelinhas.
Ater-se ao que lhe foi dito é a melhor maneira de dar uma recusa, principalmente no caso de pedidos indiretos. Por isso, não interprete o que o outro está lhe dizendo. Se alguém fala que está sem dinheiro e suas contas estão no vermelho, não interprete como um pedido de empréstimo. Pode até ser, mas o que você deve fazer é responder, apenas, deixando clara sua compreensão emocional do problema.

6. Seja direto.
Muitas vezes, dizer “não” sem pensar duas vezes é o melhor jeito de resolver a questão. É o que costuma fazer o consultor Paul Dinsmore, da Dinsmore Associates, consultoria especializada em gestão de projetos, quando recebe pedidos que não tem a ver com sua área de atuação ou interesse pessoal. “Com toda a educação, mas sem enrolar, recomendo que a pessoa procure um expert na área, porque não tenho informações sobre o assunto”, diz.

7. Peça um tempo para pensar.
Nada melhor do que pensar bem antes de dizer que uma tarefa não lhe cabe. Assim, você fala sobre o assunto com mais convicção e, o que é mais importante, munido de argumentos para convencer seu interlocutor.



QUANTO MAIS SIMPLES, MELHOR.

O escritor alemão Werner Tiki Küstenmacher acredita que vivemos num mundo cada vez mais complexo. Mesmo assim, seu livro é otimista e mostra que é possível simplificar o trabalho, os relacionamentos e a vida. É o que ele explica a seguir na entrevista que concedeu a revista VOCÊ S/A:

Porque é difícil dizer “não”?
Porque tememos ferir nosso interlocutor – seja ele quem for. Mas é importantíssimo saber que todos tem o direito de dizer “não”. O dia só tem 24 horas e quem trabalha sem parar fica doente.

E porque existe tanta complexidade no mundo do trabalho?
O e-mail e a Internet, por exemplo, aceleraram a velocidade de circulação das informações, o que aumentou o grau de complexidade de nossas tarefas. A globalização também exige um número maior de pessoas trabalhando em tarefas mais complicadas.

Qual é o maior ladrão de tempo dos executivos?

O modo como eles escolhem o que é mais importante entre seus assuntos profissionais e particulares. Quem se libera do que é supérfluo tem mais tempo para o que é realmente importante.

­­­­­­­­­­­­­­­­­Rua Mal. Deodoro, 879 – Sala 316 – Centro – SBC-SP – Tels.: (11) 3424-7104 e (11) 97165-6281

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